Acupuntura

A acupuntura é uma das técnicas que compõe a Medicina Tradicional Chinesa. Ela estimula pontos específicos do corpo nos quais é possível tratar doenças físicas ou emocionais.

Mais Informações

Como funciona

Durante a primeira sessão da acupuntura serão realizadas diversas perguntas e na sequência o diagnóstico através de diferentes técnicas para que se possa traçar um tratamento adequado.

  1. Diagnóstico

– Yin e yang: teoria do conceito de dois opostos, porém complementares, as forças que moldam o mundo e toda a vida.

– Qi: a energia vital, vista na MTC como uma energia para regular a saúde espiritual, emocional, mental e física de uma pessoa, influenciada pelas forças do yin e yang, circulando no corpo através de um sistema de caminhos chamados meridianos.

– 8 princípios: São utilizados para analisar os sintomas de frio/calor, interior/exterior, excesso/deficiência e yin/yang.

– 5 elementos: através do fogo, terra, madeira, água e metal é possível determinar e explicar como funciona o corpo, e sua correspondência à determinados órgãos e tecidos do corpo.

  1. Método de Inspeção

Serão avaliados a pele, a língua, o pulso, os olhos e o organismo como um todo para que em conjunto possam ser trabalhados, trazendo inúmeros benefícios internos e externos no corpo.

  1. Método de Palpação

Através de palpação manual ou com aparelho específico, serão identificados pontos importantes a serem trabalhados na região de interesse e demais regiões do corpo. A palpação é possível identificar pontos de incomodo ou dor e que precisam receber os devidos cuidados.

  1. Tratamento

Agulhas: em torno de 10 a 20 agulhas extremamente finas e descartáveis são colocadas em pontos estratégicos conforme o diagnóstico realizado previamente, estimulando canais de energia e meridianos que correspondem aos órgãos. Permanecem no paciente em torno de 20 a 40 minutos e promovem efeito prolongado.

Moxabustão: é realizada através da queima de uma planta medicinal chamada de Artemísia que pode ser colocadas em formato de bastão, varetas ou cones. Promove o calor em pontos específicos para desobstrução do fluxo energético dos meridianos.

Sangria: com o auxílio de uma lanceta, é realizada a punção de pontos específicos, retirando pequena quantidade de sangue que objetiva promover a circulação de energia.

Ventosas: promove-se uma pressão negativa dentro de um recipiente que suga a pele e provoca o fenômeno de hiperemia e hemorragia subcutânea. Esse processo estimula as terminações nervosas e o tecido local.

Gua sha: significa “raspar a sujeira ou doença”, utilizando-se uma pedra de jade, colher de porcelana, entre outros materiais. É realizada uma raspagem em áreas específicas na superfície da pele, produzindo efeitos terapêuticos locais e reestabelecendo as funções orgânicas.

Eletroestimulação: pequenos dispositivos são acoplados as agulhas previamente inseridas, gerando impulsos elétricos que variam de frequência e intensidade conforme a necessidade do problema tratado.

Casos aonde a Acupuntura é recomendada

A acupuntura é indicada em uma ampla gama de casos, sendo benéfica na prevenção e tratamento das mais diversas desordens orgânicas, promovendo o equilíbrio do organismo como um todo. Veja abaixo alguns destaques:

– Disfunções respiratórias como rinite, sinusite, asma e bronquite

– Disfunções gastrointestinais: gastrite, úlceras gástricas, constipação, diarreia, hérnia de hiato e doenças do fígado

– Disfunções urológicas: cistites, cálculos renais, patologias da bexiga, uretra, próstata

– Problemas de coluna e articulações: hérnia de disco, lombalgia, cervicalgia, ciatalgia, torcicolos, artrite, artrose, epicondilite, tendinite, doenças de joelhos entre outras

– Outras disfunções: insônia, enxaqueca, depressão, síndrome do pânico, ansiedade, obesidade, infertilidade entre outras

– Benefícios estéticos: reduz celulite, gordura localizada, flacidez, rugas, marcas de expressão e até mesmo a acne

– Melhora a circulação sanguínea

– Promove o relaxamento muscular

– Promove a liberação de hormônios como o cortisol e as endorfinas, promovendo a analgesia

– Aumenta a resistência física

– Regula e normaliza as funções orgânicas

– Melhora o estresse e acalma a mente

– Proporciona o emagrecimento

– Reduz medidas e celulites

– Rugas e marcas de expressão

– Ativa o metabolismo

Contra-indicações

É possível realizar a acupuntura em qualquer pessoa e de qualquer idade, exceto em casos de infecções generalizadas de pele. No caso de gestantes também é possível a realização, evitando-se alguns pontos específicos.

Categorias de Serviços

Massagem

Proporciona alívio de dores musculares, diminui tensões e estresse, além de estiumar a corrente sanguínea.

Acupuntura

Aplicação em pontos específicos no corpo que tem o objetivo de trazer o ser humano de volta ao seu equilíbrio natural.

Estética Corporal

Reduz gordura localizada, celulite, flacidez, auxilia perda de medidas  atuando no sistema línfático.

Estética Facial

Uma simples limpeza de pele ou um tratamento indicado para redução de acne, olheiras, flacidez, rugas, linhas de expressão e manchas.

Banhos

Indicado para cansaço físico e emocional. Ótimo em relaxamento muscular, alívio de dores e revigora toda a energia vital do corpo.

Nutricionista

A busca da saúde pela alimentação de forma individualizada, ajudando a incorporar hábitos mais saudavéis em cada pessoa.